SOBRE O PMTVJ

Tecnologia na escola

COMPETÊNCIA TECNOLÓGIA ICT

A URI Santiago, através do Polo de Modernização Tecnológica do Vale Jaguari (PMTVJ) estabelece conexões entre a academia, governos, empresas e sociedade civil organizada há décadas, no Ambiente de Inovação do Vale do Jaguari. Considerando a cronologia da Inovação no Vale do Jaguari, se tem como marco a criação em 1969 da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santiago, que iniciou suas atividades em 1970, como Extensão da UFSM, com os Cursos de Letras e Estudos Sociais.

Posteriormente, em dezembro de 1975, através do Decreto 76.790, foi reconhecida a FAFIS, mantida pelo Fundo Educacional de Santiago (FESAN). Já em 1993, foi aprovada a transferência do Patrimônio do FESAN para a FuRI (Fundação Regional Integrada), sendo que esta passou a ser a mantenedora de todos os cursos do novo Câmpus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Santiago. Em 2 de agosto de 1994, a Portaria do MEC 1161/94 aprovou a inclusão do Câmpus de Santiago.

Em 1989, por meio da Secretaria da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) foi criado o Programa de Polos Tecnológicos, que estimula a integração entre Universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo, para desenvolver tecnologias adequadas às diferentes regiões do RS. No ano de 1993 foi criado o protocolo de intenções para o Polo De Modernização Tecnológica da Região Centro, celebrado entre o Governo do Estado, UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Santiago), Prefeituras, Associações, Sindicatos e Cooperativas. Em 1996 o convenio teve o seu primeiro aditivo, resultando na criação do NUDETEC (Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico), atual PMTVJ.

Nos últimos cinco anos foram desenvolvidos diferentes projetos de pesquisa, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e Extensão Tecnológica no Câmpus, por meio dos Editais de Polos Tecnológicos e de parcerias com empresas e entidades privadas, todos norteados pela Inovação.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO (ICT).

Órgão/Entidade:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus Santiago.

Unidade Executora:
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ).

CNPJ:
96.216.841/0008-86.

Endereço:
Rua Batista Bonotto Sobrinho, n° 773, Bairro São Vicente.

Cidade:
Santiago.

U.F.:
RS.

CEP:

DDD/Telefone:
(55) 3251.3151

Site:
www.urisantiago.br

Nome do Gestor do PMTVJ:
Professor Higor Machado de Freitas.

higor.freitas@urisantiago.br

Telefone: