top of page
  • Foto do escritorfundacaoregionalin

Ato virtual de Assinatura oficializa o início de dois Projetos que atuarão com recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa

Projetos foram aprovados pelo Edital FUNEPI/2023

Na última quarta-feira (29), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, em ato virtual, assinou o convênio com o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI), correspondendo ao desenvolvimento de dois projetos. As iniciativas são realizadas por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) e tiveram aprovação no Edital FUNEPI/2023.

Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, a Diretora do Departamento de Políticas para Pessoa Idosa, Cátia Siqueira e a Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), Ivanir Maria Argenta dos Santos, de maneira virtual. Além do Diretor Geral Professor Julio Cesar Wincher Soares, da Diretora Acadêmica Profa. Adriana Irion e dos coordenadores dos projetos aprovados, Profa. Rosangela Montagner e Prof. Izaque Ribeiro. 

Os projetos aprovados são:

Ateliê Miguelina: Centro de Acolhimento, Escuta Sensível e Empoderamento de Mulheres Idosas Vítimas de Violência. 

  • Objetivo: Promover a convivência e o protagonismo social, cultural e econômico de um grupo de mulheres idosas em situação de violência, da cidade de Santiago-RS, propiciando reflexões multidisciplinares teórico-práticas sobre as relações de gênero em consonância com a produção social de artesanato.

  • Entidade Parceira: Secretaria de Assistência Social (SAS), RS

  •  

  • Coordenadora do Projeto: Profa. Rosangela Montagner

O Perfil da Pessoa Idosa no Cadastro Único de Santiago, Rio Grande do Sul: Análise das vulnerabilidades e potencialidades.

  • Objetivo: Analisar o perfil da pessoa idosa no Cadastro Único de Santiago, considerando as vulnerabilidades e potencialidades do público. Desse modo, serão realizados levantamentos da caracterização sociodemográfica das pessoas idosas em Santiago, considerando: sexo, faixa etária, renda, raça/cor, escolaridade, estado civil, situação no mercado de trabalho, moradia e deficiências. 

  • Coordenador do Projeto: Prof. Izaque Ribeiro. 

Edital FUNEPI/2023

O edital lançado em junho de 2023 pela Secretaria de Assistência Social (SAS) ofertava o recurso para ser utilizado no financiamento de projetos apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltados para pesquisa científica, capacitação e formação de pessoas idosas ou da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, bem como para ampliação e manutenção de serviços da rede que promovam a convivência e o protagonismo dos idosos.

O titular da SAS, Beto Fantinel, destacou na época que o Rio Grande do Sul é um dos Estados mais longevos do Brasil e que precisa avançar nas políticas públicas para a população idosa.

- Os recursos vão impactar diretamente a prestação de serviços e a melhoria de vida dessas pessoas, qualificando os espaços de atendimento e acolhimento -, explica Beto Fantinel. 

A oportunidade foi pensada nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), por se tratar de grandes parceiras do poder público na execução das políticas de cuidado e atenção à pessoa idosa.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page