Evento acontecerá de 28 de novembro a 1º de dezembro
A apicultura vem crescendo como atividade econômica na região do Vale do Jaguari e na noite da última terça-feira (18), houve o lançamento da 1ª Fenamel, no Sindicato Rural de Santiago, Capão do Cipó e Unistalda. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, representada pelo Professor Higor Machado de Freitas, gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), esteve participando e prestigiando o evento.
A URI Santiago que desde 2012, atua no desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação na área da apicultura, segue trabalhando para fomentar ainda mais a produção e a qualidade do mel na região.
Atualmente, a região do Vale do Jaguari é reconhecida como uma referência nacional e internacional na produção de mel de alta qualidade, sendo o terceiro maior produtor brasileiro. O estado é um dos maiores produtores nacionais, elevando o Brasil à condição de exportador de mel e ainda, o reconhecimento mundial diante da qualidade do produto.
Diante disso, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia apícola de Santiago e da região e complementar os trabalhos realizados na área, foi lançada a 1ª Fenamel – Feira Nacional do Mel do Vale do Jaguari. Destinada à comunidade e aos apicultores, a Feira é promovida pela Associação Regional Santiaguense de Apicultores (ARSA) e será realizada no Centro de Eventos de Santiago, de 28 de novembro a 1ª de dezembro.
Durante a cerimônia de lançamento da Fenamel, o presidente do Sindicato Rural de Santiago, Lauro Pereira Zago Sagrilo, destacou a importância da apicultura no Vale do Jaguari, tornando a região uma das grandes produtoras de mel. Também fizeram o uso da palavra, o presidente da Associação Regional Santiaguense de Apicultores (ARSA), Fernando Oliveira, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi João Gioda Neto.
A programação da Feira inclui eventos técnicos e sociais, com realização de oficinas durante todos os dias, visando apresentar os produtos que podem ser criados a partir do mel e, como consequência disso, fomentar ainda mais a cadeia produtiva. Na ocasião, também ocorrerá o Encontro de Apicultura do Vale Jaguari, com palestras técnicas para os apicultores e demais interessados.
De acordo com a presidente da Fenamel, Iara Dutra, a participação na Feira é preferencialmente para apicultores do Vale Jaguari que terão espaços para exposição e comercialização de seus produtos, mas o evento é aberto ao público geral para visitação.
Para saber mais e acompanhar tudo sobre a Fenamel, acesse a Feira nas redes sociais.
Fonte: Núcleo de Comunicação e Júlio Barcelos
Коментари